Fotos da semana e suas histórias #23 – Bastidores por trás da Estação Saint Lazare

Nessa semana recriamos um clássico da fotografia mundial, do incrível trabalho de Henri Cartier Bresson, clicada em 1932.

Talvez seja a foto mais conhecida desse mestre, chamada Atrás da Estação Saint Lazare.

A recriação é a segunda de uma série de fotos históricas, que hoje conta com três produções. A primeira foi a icônica “Almoço no topo de um arranha-céu”, clicada por Charles C. Ebbets também em 1932, que você pode conferir em nosso Instagram, clicando aqui.

A terceira será postada na semana que vem e tem a ver com Salvador Dali e seu surrealismo. Aguardem! 😉

Voltando para a Estação Saint Lazare… Muita gente ficou curiosa para saber como produzimos a foto, e é o que vamos desvendar agora 😉

O primeira passo foi customizar o boneco, selecionando o chapéu, casaco e pernas da cor correta. Falando em pernas, como todos sabem, os Playmobil não possuem articulações de quadril ou de joelhos, assim tivemos que usar um soprador térmico para aquecer o plástico e separá-las na angulação que a cena exigia. Penduramos o nobre senhor por fios de nylon em um tripé, que depois foram apagados na pós-produção.

A escada é uma peça original dos Playmobil.

Os arcos foram moldados em arame, o monte próximo a estes é terra de verdade, assim como as pedras encostadas no fundo, que foram quebradas até ficarem com o tamanho que precisávamos.

O fundo é impresso, editado para excluir o homem pulando da foto original.

Para o reflexo, utilizamos água mesmo, contida por um cercado de tiras de pvc coladas sobre um vidro.

A curiosidade, e que deu um pouco mais de trabalho, foi que, devido ao vidro abaixo da água, tivemos um reflexo duplo de toda cena na primeira tentativa 🙁 Precisamos retirar todos os elementos, colocar uma folha de papel cobrindo o vidro, completamos com mais água e repetimos o clique, dessa vez com um só reflexo.

Abaixo algumas fotos dos bastidores…

Deu bastante trabalho, mas o resultado foi compensador! Realizamos um desejo antigo com essa reprodução.

Até semana que vem, com mais uma da série 😉

No Comments

Post a Comment